Laboratório de Estudos Subterrâneos
UFSCar - São Carlos
Menu
Projetos de pesquisa desenvolvidos por Maria Elina Bichuette e colaboradores
2023 - Atual
A piaba branca Stygichthys typhlops Brittan Böhlke 1965 do Norte de Minas Gerais: ampliando o conhecimento e a divulgação de um peixe emblemático e ameaçado de águas subterrâneas brasileiras.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (coordenadora), Murilo Valle, André Luiz Henriques Esguícero, Alexandre Lobo, Jonas Eduardo Gallão, Jessica Scaglione Gallo, Marcus Vinicius da Silva Agua Darte, Adrian Boller, Amanda Miranda Micelli.
Descrição: O projeto visa ampliar o conhecimento sobre a piaba branca endêmica do norte de Minas Gerais, a qual ocorre apenas em água subterrâneas da Bacia do Médio Rio São Francisco. A espécie é prioritária para conservação (incluída no Plano de Ação Nacional para a Conservação do Patrimônio Espeleológico Brasileiro - PAN Cavernas do Brasil / Portaria 646 de 09 de Agosto de 2022) e encontra-se em lista de fauna ameaçada de extinção (Categoria Em Perigo / EN, 2022). Até o momento, nenhum plano de ação para sua proteção teve início e quase nada se sabe sobre sua distribuição e ecologia, temas cruciais para propostas efetivas de proteção. A espécie foi descoberta nos anos 1960 por pesquisadores estrangeiros e apenas em 2004 foi redescoberta. Atualmente há registro da espécie em apenas dois pontos, ambos em afloramentos cársticos na região de Jaíba, Minas Gerais. A região de ocorrência de Stygichthys typhlops é ameaçada pelas atividades antropogênicas como a produção de frutas para exportação e consequente desmatamento e degradação da paisagem, além de poluição de aquífero por insumos agrícolas e fitossanitários. Ainda, pouco se sabe sobre cavidades e o patrimônio espeleológico da região. O objetivo principal do presente, o qual contemplará 24 meses de execução, é definir as localidades de ocorrência da espécie (distribuição), determinar seu status populacional, gerar polígonos para conservação de áreas, ampliar o conhecimento à sociedade para sensibilização e proteção da espécie e da região. Além disso, pretendemos ampliar o conhecimento para a fauna subterrânea e o patrimônio espeleológico regional. Os dados a serem gerados devem contribuir para a proteção da região como um todo, inclusive com a proposta de uma Unidade de Conservação de proteção integral ou um mosaico delas.
Financiador: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade.
2021 - Atual
Cavernas como modelo para análise de mudanças climáticas: a importância de estudos básicos para implementação de estratégias de conservação.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (coordenadora), Jonas Eduardo Gallão, Ericson C. Igual, Heros Augusto Santos Lobo, Tamires Zepon, Jessica Scaglione Gallo, Marcus Vinicius da Silva Agua Darte, Willian Sallun, Bruno Daniel Lenhare, Thiago Comforti.
Descrição: O objetivo geral desta proposta baseia-se em identificar, mapear e descrever as cavidades naturais subterrâneas inserida dentro dos limites do PENAP (e seu entorno), medir e monitorar as condições climáticas dos habitats epígeos e hipógeos e comparar com a fauna subterrânea, a fim de compreender os potenciais efeitos das mudanças climáticas sobre os componentes bióticos e abióticos das cavidades amostradas. Ainda, pretende-se propor estratégias de conservação e de divulgação e a promoção da democratização do conhecimento gerado.
Financiador: Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais.
2021 - Atual
A Gruta dos Paiva e seu entorno (Parque Estadual Intervales): a importância de estudos básicos para implementação de estratégias de conservação e manejo.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (coordenadora), Jonas Eduardo Gallão, Ericson C. Igual, Heros Augusto Santos Lobo, Tamires Zepon, Jessica Scaglione Gallo, Marcus Vinicius da Silva Agua Darte, Willian Sallun, Bruno Daniel Lenhare, Thiago Comforti.
Descrição: O objetivo geral desta proposta baseia-se em prospectar, mapear e descrever o entorno da Gruta dos Paiva e da Gruta dos Rodrigues, ambas localizadas na zona de amortecimento PEI, medir e monitorar as condições climáticas dos habitats epígeos e hipógeos e comparar com a fauna subterrânea, a fim de compreender os potenciais efeitos das mudanças climáticas sobre os componentes bióticos e abióticos das cavidades amostradas. Ainda, pretende-se propor estratégias de conservação e de divulgação e a promoção da democratização do conhecimento gerado.
Financiador: Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais.
2020 - 2023
Modelagem de cenários a partir de parâmetros biológicos, físicos e de paisagem na área de visitação do Parque Estadual Caverna do Diabo
Integrantes: Maria Elina Bichuette (coordenadora), Jonas Eduardo Gallão, Heros Augusto Santos Lobo, Tamires Zepon, Ives S. Arnone, Leonardo de Assis, Angela Terumi Fushita, Jovenil Ferreira de Souza, Jessica Scaglione Gallo.
Descrição: O Parque Estadual Caverna do Diabo (PECD) faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga e está localizado no Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo, em uma região com os maiores remanescentes de Mata Atlântica no Brasil. O PECD recebe cerca de 40 mil visitantes por ano e foi a primeira caverna do Estado de São Paulo a ter infraestrutura voltada o turismo. Esta proposta objetiva identificar a capacidade de provisão do sistema ambiental Parque Estadual Caverna do Diabo em escala local e regional, por meio de estudos de fauna subterrânea e de microclima e de capacidade de carga turística (localmente) e de modelagem de cenários de uso e cobertura da terra (regional). Os resultados deste projeto poderãoa subsidiar ações e políticas públicas do Estado de São Paulo relacionado ao Parque Estadual Caverna do Diabo, como a revisão do Plano de Manejo Espeleológico da Caverna do Diabo, e a proposição de um zoneamento ambiental da região, para a fiscalização e o licenciamento ambiental das atividades nessa região. O projeto enquadra-se no CONVÊNIO FAPESP/BIOTA - SIMA - FF..
Financiador: FAPESP.
2020 - 2023
Associação de morcegos (Mammalia, Chiroptera) a cavidades ferríferas através de levantamentos simples: a importância das AICOMS e SICOMS.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (coordenadora), Jonas Eduardo Gallão, Tamires Zepon, Jessica Scaglione Gallo, Dayana F. Torres, Valeria Cunha Tavares.
Descrição: Iremos caracterizar a quiropterofauna associada às cavidades subterrâneas da região, ampliando as informações acerca da sua distribuição espacial, abundância e ecologia, identificar a presença de bats caves e as condições para seu estabelecimento, conhecer a fauna de invertebrados e a microbiota associada ao guano de morcegos e, por fim, propor áreas e/ou sítios de importância para conservação de morcegos.
Financiador: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade.
2020 - Atual
Teste de metodologias propostas em legislação ambiental relacionadas à fauna subterrânea e proposição de novas áreas prioritárias para conservação de cavernas.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (coordenadora), Jonas Eduardo Gallão, Tamires Zepon, Diego Monteiro von Schimonsky, Jessica Scaglione Gallo, Maria J. Rosendo da Costa, Leonardo de Assis, Marcus Vinicius da Silva Agua Duarte.
Descrição: O presente projeto apresenta como finalidade principal realizar testes de classificações de relevância de cavernas com base em dados bióticos, tanto para analisarmos a robustez dos testes indicados como também para propormos novas metodologias para avaliação de impactos em cavidades.
Financiador: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade.
2018 - 2020
Arthropoda de ambientes subterrâneos: a diversidade escondida nas cavernas brasileiras - plano de formação de taxonomistas na espeleobiologia (PROTAX II).
Integrantes: Maria Elina Bichuette (coordenadora), Jonas Eduardo Gallão, Diego Monteiro von Schimonsky, Jessica Scaglione Gallo, Amazonas Chagas Junior, Márcio Perez Bolfarini, Gabrielle de Abreu Nunes, Régia Mayane Pacheco Fonseca, Leonardo de Assis.
2017 - 2019
Descrição de espécies troglóbias de Minas Gerais, Brasil.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (Coordenadora), Carmen S. Fontanetti, Jonas Eduardo Gallão, Camile Sorbo Fernandes, Diego Monteiro von Schimonsky, Jessica Scaglione Gallo, Bruno Gabriel O. do Monte, Amazonas Chagas Junior, Márcio Perez Bolfarini, Gabrielle de Abreu Nunes, Abel Perez-Gonzalez.
Descrição: estudos taxonômicos de diversos grupos ocorrentes em cavernas de Minas Gerais, com diagnoses claras e descrições de espécies, além da confecção de chaves de identificação para grupos (aracnídeos Opiliones, Palpigradi e Pseudoescorpiones; crustáceos isópodes; peixes Siluriformes; miriápodes Chilopoda e Diplopoda).
Financiador: Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito – Adesita
2017 - 2019
Chinese cave fishes: behavior and morphology.
Integrantes: Maria Elina Bichuette,
Daphne Soares (Coordenadora), Yahui ZHAO.
Description: Investigation of behavior, ecology and neuroanatomy of cavefishes endemics in southern China (Karst regions of the provinces of Yunnan, Guanxi, Guizhou and Hunan). Analysis of behavioral ethograms and anatomical studies with microCT data acquisition and MRI (magnetic resonance images) techniques.
Financiador: Chinese Academy of Sciences (bolsa).
Carste chinês.
Foto: M.E. Bichuette.
Peixes troglóbios da China.
Foto: M.E. Bichuette.
2017 - Atual
Biodiversidad cavernicola del Peru y Colombia.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (Coordenadora), Jonas Eduardo Gallão, Lília Senna-Horta, Angelico Asenjo, Cesar A. Castellanos-Morales, Frank Azorja.
Descrição: descrever a Biota Subterrânea do Peru e Colômbia, países com grandes lacunas no conhecimento da fauna subterrânea da região Neotropical.
2016 - 2018
Diversidade filogenética e funcional de comunidades microbianas subterrâneas do Parque Estadual de Terra Ronca (PETER), São Domingos, Goiás
Integrantes: Maria Elina Bichuette, Mirna Seleghim (Coordenadora), Caio César Pires de Paula, Hugo M. P. M. Sarmento.
Descrição: caracterização da biodiversidade microbiana e das condições físico-químicas de substratos em cavidades naturais subterrâneas do Parque Estadual de Terra Ronca (PETER), São Domingos, Goiás. Os dados gerados nesse estudo permitirão uma melhor discussão sobre a interação funcional desses microrganismos nesse ecossistema, avaliar a presença de rotas metabólicas alternativas na ciclagem de nutrientes e apontar regiões fragilizadas pela baixa diversidade taxonômica e funcional para a realização de planos de manejo.
Financiador: FAPESP.
2015 - Atual
Troglóbios Relictos Brasileiros: aplicação para conservação de cavidades da Serra do Ramalho (Bahia).
Integrantes: Maria Elina Bichuette (Coordenadora), Lilia Senna Horta, Jonas Eduardo Gallão, Ivanklin Soares Campos-Filho, F. F. Moreira, Jessica Scaglione Gallo.
Descrição: mapear os troglóbios relictos da área cárstica da Serra do Ramalho (Bahia) para proposta de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.
2014 - Atual
Lacunas no conhecimento da biota subterrânea brasileira: distinção taxonômica e singularidae em diferentes litologias e latitudes nos Estados da Bahia, Piauí e Mato Grosso.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (Coordenadora), Jonas Eduardo Gallão, Diego Monteiro von Schimonsky, Ivanklin Soares Campos-Filho, Amazonas Chagas-Júnior, Abel Perez Gonzaléz, Jessica Scaglione Gallo.
Descrição: o presente projeto vai descrever a Biota nessas três grandes regiões, testar uma nova metodologia para avaliação da fauna e oferecer suporte para efetiva proteção destas cavernas/regiões/paisagens.
Financiador: CNPq.
2012 - 2014
Diagnóstico ambiental da área de Influência e ambientes subterrâneos do sistema cárstico da Gruna da Tarimba (Mambaí-GO): proposta para a delimitação de unidade de conservação de proteção integral.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (Coordenadora), Jonas Eduardo Gallão, Diego Monteiro Neto, Pedro Pereira Rizzato, Heros Augusto Santos Lobo.
Financiador: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
2011 - Atual
Influência das litologias nos padrões faunísticos subterrâneos.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (Coordenadora), Jonas Eduardo Gallão, Tamires Zepon, Ivanklin Soares Campos-Filho, Janice Muriel Cunha, Marcos Ryotaro Hara, Amazonas Chagas Junior, Jessica Scaglione Gallo, Igor Cizauskas.
Financiador: CNPq.
Trabalho de marcação e recaptura em peixes.
Foto: Adriano Gambarini.
2010 - 2016
As áreas cársticas de São Desidério, Serra do Ramalho (sudoeste da Bahia) e São Domingos (nordeste de Goiás) representam hot spots de biodiversidade? Análise das comunidades cavernícolas e critérios para sua proteção.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (Coordenadora), Jonas Eduardo Gallão, Diego Monteiro Neto, Luiza Bertelli Simões, Camile Sorbo Fernandes, Pedro Pereira Rizzato.
Financiador: FAPESP.
2008 - 2014
Ecologia populacional e comportamento de peixes subterrâneos brasileiros, gêneros Glaphyropoma e Copionodon Pinna, 1992 (Siluriformes: Trichomycteriadae: Copionodontinae) da Chapada Diamantina, Bahia central.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (Coordenadora), Bianca Rantin.
Financiador: FAPESP.
2006 - 2008
Ecologia e evolução de bagres subterrâneos de um novo gênero de Heptapteridae da Chapada Diamantina, Bahia Central.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (Coordenadora), Richard Borowsky.
Financiador: FAPESP.
2006 - 2006
Estudo da biologia molecular de bagres subterrâneos de um novo gênero de Heptapteridae da Chapada Diamantina, Bahia Central.
Integrantes: Maria Elina Bichuette (Coordenadora), Eleonora Trajano, Richard Borowsky.
Financiador: FAPESP.
2004 - 2009
Fauna subterrânea aquática brasileira: biodiversidade, biologia, evolução, ecologia e conservação.
Integrantes: Eleonora Trajano (Coordenadora), Maria Elina Bichuette, Nicoletta Moracchioli, Luis Menna-Barreto, Flavio A. Bockmann, Roberto E. Reis.
Financiador: FAPESP.
Laboratório de Estudos Subterrâneos
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva - DEBE
Rodovia Washington Luis Km 235 - Caixa Postal 676
CEP 13565-905
São Carlos - SP - Brasil
Telefone: +55 (16) 3351-8798